top of page
  • Foto do escritorCentro Médico Ipiranga

Dia Mundial da Corrida: correr faz mal para os joelhos?


Celebrado toda primeira quarta-feira do mês de junho, o Global Running Day, ou Dia Mundial da Corrida, em português, é uma data comemorativa de um dos esportes mais praticados em todo o mundo.


Apesar de ter muitos adeptos, a corrida ainda causa medo aos iniciantes com relação a lesões dos membros inferiores, principalmente os joelhos.


Uma pesquisa mostrou que, embora a cartilagem do joelho perca água e fique menor em volume logo após um treino, no dia seguinte essa desidratação já se normalizou e a cartilagem volta ao normal. Essa alteração momentânea é apenas uma adaptação ao movimento durante o esporte, e não representa um problema duradouro.


Estudos também mostraram que correr protege os joelhos. A incidência de artrose entre corredores recreacionais é de 3,5%. Já em sedentários, esse número sobe para 10,2% e eles fazem mais cirurgias para colocar prótese no quadril e joelho do que corredores. Ou seja, é pior para os joelhos ficar parado em casa.


Como sempre destacamos aqui, toda atividade física é bem-vinda e necessária, mas é importante que haja liberação médica antes. Portanto, se você pretende começar a correr ou quer mudar de atividade e considera praticar a corrida, converse com seu ortopedista. Principalmente se tiver alguma queixa relativa aos membros inferiores.


📢 Para agendar uma consulta com nossos especialistas entre em contato pelos telefones (21) 3176-2061, 2205-7996 ou WhatsApp (21) 98181-6519, de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, e agende uma consulta. Se preferir, clique aqui e solicite o agendamento.


📍 Estamos na Praia do Flamengo, 278 — 7º andar (Sala 71). Veja no mapa.

bottom of page