top of page
  • Foto do escritorCentro Médico Ipiranga

Saiba mais sobre osteoartrite

A osteoartrite, também conhecida como artrite de desgaste, ocorre quando a cartilagem que amortece e protege as extremidades dos ossos gradualmente se desgasta. Isso leva a dor e rigidez que pioram com o tempo, dificultando as atividades diárias.


A osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Desenvolve-se lentamente e ocorre com mais frequência na meia-idade e em idosos.


Embora não haja cura para a osteoartrite, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar a dor e manter as pessoas ativas.


Anatomia

Uma articulação é onde as extremidades de dois ou mais ossos se encontram. Por exemplo:

  • A articulação do quadril é onde a parte superior do fêmur (cabeça femoral) encontra uma porção oca da pelve (acetábulo).

  • A articulação do joelho é formada entre o fêmur (fêmur) e os ossos da perna (tíbia e fíbula).



Uma articulação saudável desliza facilmente sem dor porque um tecido macio e elástico chamado cartilagem articular cobre as extremidades dos ossos que compõem a articulação.


Causa

Com osteoartrite, a cartilagem articular que cobre as extremidades dos ossos nas articulações se desgasta gradualmente. Onde antes havia uma cartilagem articular lisa que permitia que os ossos deslizassem facilmente um contra o outro quando a articulação dobrava e endireitava, agora há uma superfície áspera e desgastada. O movimento articular ao longo dessa superfície exposta é doloroso.


A osteoartrite geralmente se desenvolve após muitos anos de uso. Afeta pessoas de meia-idade ou mais velhas. Outros fatores de risco para osteoartrite incluem obesidade, lesão anterior na articulação afetada e história familiar de osteoartrite.


Sintomas

A osteoartrite pode afetar qualquer articulação do corpo e os sintomas podem variar de leves a incapacitantes.

Sem cartilagem, os ossos esfregam-se diretamente uns contra os outros à medida que a articulação se move. Uma articulação afetada pela osteoartrite pode ficar rígida, dolorida e inflamada,

  • A dor ou uma dor incômoda se desenvolverá gradualmente ao longo do tempo.

  • A dor pode piorar pela manhã e melhorar com a atividade.

  • A atividade vigorosa pode fazer com que a dor se intensifique.

  • A articulação pode enrijecer e parecer inchada, aumentada ou "fora da articulação".

  • Uma protuberância pode se desenvolver sobre a articulação.


Os movimentos articulares, como flexão, endireitamento e rotação, podem se tornar mais difíceis e pode ocorrer perda de movimento.


Fragmentos soltos de cartilagem podem interferir no movimento suave de uma articulação. A junta pode travar ou emperrar. Pode ranger, estalar ou fazer um ruído de trituração (crepitação). Uma articulação artrítica pode enfraquecer e as articulações que suportam peso, como joelho ou tornozelo, podem dobrar e ceder.


Embora a osteoartrite não possa ser curada, o diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a manter a mobilidade articular, aliviar a dor e melhorar a função.


Tratamento não cirúrgico

O tratamento precoce e não cirúrgico pode ajudar a manter a mobilidade articular, melhorar a força e aliviar a dor. A maioria dos programas de tratamento combina modificações no estilo de vida, medicamentos e fisioterapia.


Mudanças no estilo de vida Seu médico pode recomendar repouso ou uma mudança nas atividades para evitar provocar a dor da osteoartrite. Isso pode incluir:

  • Modificações nas atividades de trabalho

  • Mudança de atividades de alto impacto (como aeróbica, corrida, salto ou esportes competitivos) para exercícios de baixo impacto (como alongamento, caminhada, natação ou ciclismo)

  • Um programa de perda de peso, se necessário, principalmente se a osteoartrite afetar as articulações que suportam peso (como coluna, quadril, joelho ou tornozelo)


Fisioterapia

Um programa de condicionamento físico equilibrado, fisioterapia e/ou terapia ocupacional pode melhorar a flexibilidade, aumentar a amplitude de movimento, reduzir a dor e fortalecer a articulação.


Tratamento cirúrgico

Se os tratamentos não cirúrgicos não cessarem a dor ou perderem sua eficácia, a cirurgia pode ser considerada. A decisão de tratar cirurgicamente depende:

  • Sua idade e nível de atividade

  • A condição da articulação afetada

  • A extensão em que a osteoartrite progrediu

Uma das opções cirúrgicas para osteoartrite é a Artroscopia, quando o cirurgião usa um instrumento de fibra óptica flexível do tamanho de um lápis (artroscópio) para fazer duas ou três pequenas incisões para remover esporões ósseos, cistos, revestimento danificado ou fragmentos soltos na articulação.


Viver com osteoartrite pode ser muito desafiador. Lembre-se de que há muitas coisas que você pode fazer para diminuir o impacto que a artrite tem em sua vida. Exercício regular e moderado pode ajudar. Clique aqui e saiba mais!


Se identificou com algo deste artigo? Entre em contato e informe-se sobre a melhor opção para você: (21) 2205-7996 / 3176-2061 / (21) 98181-6519. Aqui em nosso site, você pode solicitar o agendamento preenchendo um simples formulário clicando aqui!


 

Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica.


Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no Centro Médico Ipiranga clicando aqui.


bottom of page