top of page
  • Foto do escritorCentro Médico Ipiranga

Saiba mais sobre as lesões comuns no joelho


O joelho é a maior articulação do corpo e uma das mais facilmente lesionadas. É composto por quatro partes principais: ossos, cartilagens, ligamentos e tendões, o que o torna uma articulação complexa e vulnerável a uma variedade de lesões.

As lesões mais comuns no joelho incluem fraturas, luxações, entorses e lesões ligamentares. Muitas destas lesões podem ser tratadas com medidas simples, como exercícios de órtese e reabilitação, porém algumas lesões podem exigir cirurgia para correção.

Componentes

(Anatomia do joelho)

Ossos. Três ossos se unem para formar a articulação do joelho: o osso da coxa (fêmur), a tíbia e a patela.

Cartilagem articular. As extremidades do fêmur e da tíbia e a superfície inferior da patela são cobertas com cartilagem articular. Essa substância lisa ajuda os ossos do joelho a deslizarem suavemente um no outro ao dobrar ou esticar a perna.

Menisco. Formados por cartilagem, os meniscos têm forma de cunha — em forma de C — e atuam como "amortecedores" entre o fêmur e a tíbia. Diferente da cartilagem articular, o menisco é resistente e elástico para ajudar a amortecer e estabilizar a articulação. Quando as pessoas falam em cartilagem rompida no joelho, geralmente se referem a menisco roto.

Ligamentos. Os ossos estão ligados uns aos outros por ligamentos. Os quatro principais ligamentos do joelho atuam como cordas fortes para manter os ossos juntos e manter o joelho estável.

Ligamentos colaterais. São encontrados nas laterais do joelho. O ligamento colateral medial está do lado de dentro do joelho e o ligamento colateral lateral está do lado de fora. Eles controlam o movimento lateral do joelho e o protegem contra movimentos incomuns.

Ligamentos cruzados. São encontrados dentro de sua articulação do joelho. Eles se cruzam para formar um "X" com o ligamento cruzado anterior na frente e o ligamento cruzado posterior nas costas. Os ligamentos cruzados controlam o movimento para frente e para trás do seu joelho.

Tendões. Conectam os músculos aos ossos. O tendão do quadríceps conecta os músculos da frente da coxa à patela. O alongamento da patela até a tíbia é o tendão patelar.

Lesões comuns no joelho

Nosso joelho é composto de muitas estruturas importantes, qualquer uma das quais pode ser ferida. As lesões mais comuns do joelho incluem fraturas ao redor do joelho, luxação e entorses e ruptura de tecidos moles, como ligamentos. Em muitos casos, as lesões envolvem mais de uma estrutura no joelho.

Dor e inchaço são os sinais mais comuns de lesão no joelho. Além disso, o joelho pode travar ou se bloquear e, assim, o paciente não consegue mover o joelho. Muitas lesões no joelho causam instabilidade — a sensação de que o joelho está falseando.

Fraturas. O osso mais comum quebrado ao redor do joelho é a patela. Porém, as extremidades do fêmur e da tíbia, onde se encontram para formar a articulação do joelho, também podem ser fraturadas. Muitas fraturas do joelho são causadas por traumas de alta energia, como quedas de alturas significativas e colisões de veículos motorizados.

Luxação. Uma luxação ocorre quando os ossos do joelho estão fora do lugar — total ou parcialmente. Por exemplo, o fêmur e a tíbia podem ser forçados a sair do alinhamento e a patela também pode sair do lugar. As luxações podem ser causadas por uma anormalidade na estrutura do joelho de uma pessoa. Em pessoas que têm estrutura normal do joelho, as luxações são mais frequentemente causadas por traumas de alta energia, como quedas, acidentes com veículos motorizados e contato relacionado a esportes.

Traumatismos do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Ruptura de LCA. O ligamento cruzado anterior é frequentemente lesado durante atividades esportivas. Atletas que participam de esportes de alta demanda como futebol e basquete são mais propensos a ferir seus ligamentos cruzados anteriores. Mudar de direção rapidamente ou aterrissar de um salto incorretamente pode romper o LCA. Cerca de metade de todas as lesões do LCA ocorre juntamente com danos a outras estruturas do joelho, como cartilagem articular, menisco ou outros ligamentos.

Traumatismos do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

Ruptura de LCP. O Ligamento Cruzado Posterior é frequentemente lesionado por um golpe na frente do joelho, enquanto o joelho está dobrado. Isso geralmente ocorre em colisões de veículos e contatos relacionados a esportes. As rupturas do LCP tendem a ser rupturas parciais com o potencial de cicatrizar por conta própria.

Lesões do ligamento colateral

Ruptura do ligamento colateral. Lesões nos Ligamentos Colaterais são geralmente causadas por uma força que empurra o joelho para o lado. As lesões no MCL geralmente são causadas por um golpe direto na parte externa do joelho e geralmente são relacionadas a esportes. Golpes no interior do joelho, que empurram o joelho para fora, podem ferir o ligamento colateral lateral. Rupturas do ligamento colateral lateral ocorrem com menor frequência que outras lesões no joelho.

Lesões Meniscais

Rutura do menisco. Lesões meniscais repentinas geralmente acontecem durante esportes e podem ocorrer ao torcer, cortar, girar ou ser empurrado. Em outro cenário, as lesões meniscais também podem ocorrer como resultado de artrite ou envelhecimento – lesões degenerativas. Apenas uma torção de mal jeito ao se levantar de uma cadeira pode ser o suficiente para causar uma ruptura em meniscos que se enfraquecerem com a idade.

Ruptura do tendão

Ruptura do tendão patelar. Os tendões quadríceps e patelar podem ser esticados e rasgados. Embora qualquer um possa ferir esses tendões, as rupturas são mais comuns entre pessoas de meia-idade que praticam esportes de corrida ou pulando. Quedas, força direta na frente do joelho e aterrissagem desajeitada de um salto são causas comuns de lesões no tendão do joelho.

Tratamento de Lesões no Joelho

Quando você se machuca pela primeira vez, o método RICE — descanso, gelo, compressão suave e elevação — pode ajudar a acelerar sua recuperação.

Certifique-se de procurar tratamento o mais rápido possível, especialmente se você:

  • Ouvir um estalo e sentir o seu joelho ceder no momento da lesão

  • Sentir dor severa

  • Não poder mover o joelho

  • Começar a mancar

  • Ter inchaço no local da lesão

O tipo de tratamento recomendado por seu médico dependerá de vários fatores, como a gravidade de sua lesão, sua idade, estado geral de saúde e nível de atividade.

Tratamento não cirúrgico

Muitas lesões no joelho podem ser tratadas com medidas simples, como:

Imobilização. Seu médico pode recomendar um imobilizador para evitar que o joelho se mova. Se você fraturou um osso, um imobilizador ou uma tala podem segurar os ossos no lugar enquanto eles se curam. Para proteger ainda mais o seu joelho, você pode receber muletas para evitar que ponha peso na perna.

Fisioterapia. Exercícios específicos irão restaurar a função do seu joelho e fortalecer os músculos das pernas que o suportam.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides. Alguns medicamentos reduzem a dor e o inchaço.

Tratamento cirúrgico

Muitas fraturas e lesões do joelho necessitam de cirurgia para restaurar completamente a função da perna. Em alguns casos — como muitas rupturas do LCA — a cirurgia pode ser feita de forma minimamente invasiva usando instrumentos próprios e via artroscópica através de pequenas incisões. Muitos ferimentos são tratados com cirurgia aberta, com uma incisão maior, porque proporciona ao cirurgião uma visão mais direta e acesso mais fácil às estruturas lesionadas.

 

Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica.

Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no Centro Ortopédico Ipiranga clicando aqui.

-

bottom of page